quarta-feira, 15 de maio de 2013

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE ARMAS DE PRESSÃO



Nesta postagem iremos responder algumas perguntas frequentes sobre Armas de Pressão.
 

 
Qual a legislação que trata de armas?
O Regulamento para a Fiscalização de Produtos Controlados (R-105), criado pelo Decreto nº 3.665/2000, no qual estão definidos tecnicamente os conceitos sobre armas em geral, inclusive de pressão e fogo. A Lei nº. 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento) quetambém dispõe sobre o assunto, especialmente sobre armas de fogo.

Armas de pressão são de uso restrito?

Depende. Conforme preceitua o art. 16 do R-105, VIIIarmas de pressão por ação de gás comprimido ou por ação de mola, com calibre superior a seis milímetros, que disparem projéteis de qualquer natureza. Assim, as armas com calibre superior a 6 mm, são de uso restrito. As com calibre igual ou inferior a 6 mm o uso é permitido, exceto para as PCP's e CO², mas a comercialização é restrita a maiores de 18 anos. Com relação às carabinas por ação por gás comprimido -PCP’s ou CO² - há uma discussão sobre o tema, pois as mesmas tem a categoria de controle 1.

Quais as lunetas de uso restrito e permitido?

R-105, art. 17, preconiza que são de uso permitido VII- dispositivos óticos de pontaria com aumento menor que seis vezes e diâmetro da objetiva menor que trinta e seis milímetros.

Com qual idade se pode adquirir uma arma de pressão?
A partir dos18 anos de idade. Para arma de fogo 25 anos.

O que é CR?
Certificado de Registro. É um documento pelo qual o interessado se torna oficialmente atirador, cadastrando-se no Exército Brasileiro.

Para me dedicar exclusivamente ao tiro de pressão, tenho necessidade de requerer o CR?
Não. Mas é recomendável. No entanto aqui no Estado de Sergipe, ainda não há Clube de Tiro regulamentado.

O que é GT?
Guia de Tráfego. Consiste num documento expedido pelo Exército Brasileiro, que permite ao atirador cadastrado o TRANSPORTE (e não o porte) de suas armas, nos trajetos entre a sua casa e clube ou local de competição.

É preciso de GT para armas de pressão?

A princípio NÃO. Segundo consta, o Exército Brasileiro se recusa a fornecer tal documento para armas de pressão de calibre permitido.

O que é apostila?

Documento emitido pelo EB, consistente em um cadastro de arma registrada no SIGMA. Os atiradores cadastrados devem registrar suas armas e acessórios naquele órgão, que, quando deferido, faz-se a apostila.

É necessário apostilar-se arma de pressão?

Não. Somente as armas e acessórios de uso restrito. Assim, se você pretender ter uma luneta de uso restrito, deve ter CR e apostilar a luneta em seu acervo.

É permitida a caça com armas de pressão?
Depende. A permissão e proibição da caça no Brasil esta prevista na Lei nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), tal permissão só é possível atendendo os requisitos do art. 37, determinando que:
“Art. 37 – Não é crime o abate de animal, quando realizado:
I – Em estado de necessidade, para saciar a fome do agente ou da família;
II – Para proteger lavouras, pomares e rebanhos da ação predatória ou destruidora de animais, desde que legal e expressamente autorizado pela autoridade competente;
III – (vetado)
IV – Por ser nocivo o animal, desde que assim caracterizado pelo órgão competente;
…”

Portanto nada de sair atirando em qualquer animal por ai.

A nota fiscal é necessária para o transporte de arma de pressão?
Não. No entanto é aconselhável que se guarde a nota fiscal para uma futura venda e se leve uma cópia da mesma junto com a arma de pressão para comprovação de propriedade.

Há restrição segundo o critério de potência para arma de pressão?
Não. Somente para calibre superior a 6 mm.

Posso carregar minha pistola de ar comprimido na cintura ou minha arma de pressão fora de capa, caixa, etc.?

Pode, mas NÃO RECOMENDAMOS, pois além de ser ato de exibicionismo tal conduta pode ocasionar vários inconvenientes, o principal deles é ser confundida com arma de fogo, causando receio e medo de quem a ver, além de possíveis abordagens policiais açodadas. Já houve caso de atirador ser preso quando portava uma pistola de pressão na cintura. Isso porque foi confundida com arma de fogo.

Lunetas com retículo iluminado e red dot são de uso restrito?
Não. Não há restrição quanto ao retículo da luneta, mas somente quando ao zoom e diâmetro da objetiva. O red dot igualmente não é restrito porque não marca o alvo, como previsto no art. 16, XVIII, que seria a mira a laser (dispositivos de pontaria que empregam luz ou outro meio de marcar o alvo).

Menores de 18 anos pode atirar com arma de pressão?
Depende. Com armas de pressão por ação de molas ou GR, basta a presença de um adulto responsável. Para as PCPs e CO², carece de autorização judicial. A autorização pode ser solicitada ao juizado da infância de qualquer comarca. Isto é previsto no art. 30, § 2º do Decreto nº 5.123/04.
 
Dúvidas e informações deixe seu comentário no nosso facebook.

74 comentários:

  1. ola amigos eu ganhei uma carabina de pressao que deve term mais de trinta anos ,porem ela esta sem mola e sem o pistao elguem poderia de imformar onde posso arrumar essas peças ,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure pelo fabricante da arma e se informe com eles. Mas com mais de 30 anos de idade, aconselho você a comprar uma nova, coisa boa não vai vir dessa arma...

      Excluir
    2. ...kkkkkk nada disso!!!existem otimas Urkos II por ai e com mola original!

      Excluir
    3. Tenho uma Diana fabricada há mais de 60 anos (isso mesmo, 60!). A idade não significa nada.

      Excluir
  2. Olá, vocês tem algum treinamento ou curso para iniciantes ao uso de armas de pressão?

    ResponderExcluir
  3. E permitido uso de luneta em carabina dione black 4.5

    ResponderExcluir
  4. E permitido uso de luneta em carabina dione black 4.5

    ResponderExcluir
  5. Bom, é meio antigo, mas ... só agora ví.
    Fabio, sim, luneta é permitida nessa Carabina, sim. A restrição é para qualquer LUNETA, não para a Arma, mas Lunetas de 20 mm e 32 mm, são permitidas, sim (até 36 mm) em qualquer Carabina.

    ResponderExcluir
  6. Sobre Lunetas, cumpre salientar que só são úteis em distâncias médias e longas. Em distâncias curtas, não ajudam e é até difícil.. Até 20 metros, mas fácil com mira aberta....
    Além disso, há Armas cujo recuo e vibração são tão fortes que soltam, desregulam e até danificam as lunetas.
    Para usar Luneta, precisa certa prática com elas e seu funcionamento.

    ResponderExcluir
  7. e sobre Laser nas carabinas de pressão ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DOT é permitido,,,, mira laser, mesmo? que eu saiba, miras laser são proibidas no brasil, em qualquer arma, de pressão ou não.

      Excluir
  8. qual pistola de pressao nao precisa de ter a CR ?

    ResponderExcluir
  9. olah sem rc posso ter uma luneta 4x32 sem ter poblemas na minha carabina de precao?

    ResponderExcluir
  10. olah sem rc posso ter uma luneta 4x32 sem ter poblemas na minha carabina de precao?

    ResponderExcluir
  11. Olá estou querendo adquirir uma espingarda de pressão! E estou em dúvida sobre o material dela! Qual e melhor madeira ou de polímero? Em questão de manutenção e durabilidade! Vlw!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. durabilidade e manutenção, o polímero.... mas a madeira é muito melhor e mais bonita. e durabilidade? bom meu pai tinha uma Diana com 50 anos, coronha inteira, e eu tenho uma velha Urko II dos anos 70, até hoje, coronha inteira....
      Bom, eu prefiro as coronhas de madeira, muito mais que as de polímero.

      Excluir
  12. Boa noite
    Gostaria de saber se posso atirar com uma rama de pressão de mola em meu quintal???
    o lugar tem 09 metros de comprimento por 05 de largura com muros de 02,50 de altura.
    tenho um filho com 12 anos ele pode atirar com ela ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com cuidado, pode sim.... coloque o alvo, por exemplo,numa caixa de papelão grande cheia de jornais velhos para tirar possibilidade de ricochete. óculos de proteção é recomendável.
      Sim seu filho pode atirar sim, eu comecei com 10 anos, agora tenho 63... ainda gosto!

      Excluir
  13. Boa noite
    Gostaria de saber se posso atirar com uma rama de pressão de mola em meu quintal???
    o lugar tem 09 metros de comprimento por 05 de largura com muros de 02,50 de altura.
    tenho um filho com 12 anos ele pode atirar com ela ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ninguém ver ele atirando pode sim, mas não é permitido o manuseio de armas de pressão para menores de 18 anos.

      Excluir
    2. Bom dia, qualquer menor de idade pode atirar com.carabina de pressão, desde que o mesmo esteja acompanhado de um.maior de 18 anos.

      Excluir
    3. Bom dia, qualquer menor de idade pode atirar com.carabina de pressão, desde que o mesmo esteja acompanhado de um.maior de 18 anos.

      Excluir
    4. Posso comprar minha pistola de pressão na Colômbia e transporta de Avião para o Brasil ??

      Excluir
    5. Não pode sem ter o CII de bagagem acompanhada e será necessário o desembaraço alfandegário.

      Excluir
  14. Onde posso encontrar essa legislação que proíbe menores de 18 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Art. 17. As armas de pressão por ação de mola, com calibre menor ou igual a 6 (seis) mm, podem ser vendidas pelo comércio não especializado, sem limites de quantidade, para maiores de 18 (dezoito) anos, cabendo ao comerciante a responsabilidade de comprovar a idade do comprador e manter registro da venda.

      Fica claro que armas de pressão não é permitido para menores, isso não condiz que o de menor deixe de manusear, mas se for pego o responsável se agravará de serias consequências.

      Excluir
    2. Não tem essa legislação. Pode sim atirar.

      Excluir
    3. Não tem essa legislação. Pode sim atirar.

      Excluir
    4. as pequenas, as armas de classe3,não podem ser VENDIDAS a menores, mas podem ser manuseadas por menores, desde que na presença de um maior de 18. COMPRAR não pode ATIRAR, pode sim.

      Excluir
  15. Arma de pressão para lançar dardos tranquilizantes, qual procedimento para adquirir? Funciona tudo igual arma d fogo? Para adquirir e transportar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse tipo de arma não é permitido o uso sem apresentar uma CR

      Excluir
  16. Arma de pressão para lançar dardos tranquilizantes, qual procedimento para adquirir? Funciona tudo igual arma d fogo? Para adquirir e transportar?

    ResponderExcluir
  17. Olá, comprei no olx uma carabina 5.5. Tenho a nota fiscal dela só que está no nome do antigo dono. ...tem algum problema de ela não está no meu nome?

    ResponderExcluir
  18. Oi.boa noite. Gostaria de saber se a luneta 3-9x32 se ela precisa de alguma autorização pra porder ter ela?

    ResponderExcluir
  19. Oi gente,gostaria de saber se posso chegar em uma loja de armas de pressão eu tendo mais de 18 anos e comprar uma carabina 5mm,ou precisa de algum registro pra comprá?.Obrigado!

    ResponderExcluir
  20. Oi gente,gostaria de saber se posso chegar em uma loja de armas de pressão eu tendo mais de 18 anos e comprar uma carabina 5mm,ou precisa de algum registro pra comprá?.Obrigado!

    ResponderExcluir
  21. Oi gente,gostaria de saber se posso chegar em uma loja de armas de pressão eu tendo mais de 18 anos e comprar uma carabina 5mm,ou precisa de algum registro pra comprá?.Obrigado!

    ResponderExcluir
  22. Lunetas 4x32 permitidas precisa de gia de trafego ?

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde,tenho uma Rossi 5.5mm e não tenho nota,como posso fazer?
    Posso carrega lá no carro discretamente?

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde,tenho uma Rossi 5.5mm e não tenho nota,como posso fazer?
    Posso carrega lá no carro discretamente?

    ResponderExcluir
  25. como fasso para conseguir a segunda via da nota fiscal da minha rossi dione

    ResponderExcluir
  26. como fasso para conseguir a segunda via da nota fiscal da minha rossi dione

    ResponderExcluir
  27. Minha arma de pressão está sem nota fiscal .posso fazer uma nota fiscal para evitá confusão?

    ResponderExcluir
  28. Olá...
    Olha, estou pensando fazer um clubinho de tiro esportivo com carabina e pistola de pressão 4.5. Para isso eu tenho que pegar algum alvará de autorização, seja na prefeitura ou na delegacia local? Ou seja, para usufruir desse ponto tem que obedecer a uma Legislação?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  29. Olá...
    Olha, estou pensando fazer um clubinho de tiro esportivo com carabina e pistola de pressão 4.5. Para isso eu tenho que pegar algum alvará de autorização, seja na prefeitura ou na delegacia local? Ou seja, para usufruir desse ponto tem que obedecer a uma Legislação?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  30. Boa noite.posso transportar espingarda de pressão calibre 4,5 em Avião

    ResponderExcluir
  31. Por acaso eu consigo "tontear" um ladrão com alguma dessas armas de pressão??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É perigoso Vc matar ele é ir pra cadeia dependendo da carabina de pressão...ate pedra mata,ta cheio de Vidios no YouTube de pessoas matando porco,vaca e ate caçando com carabina permitida abaixo de 6mm

      Excluir
    2. olha.....para ela matar, só certos locais do corpo.... e não serve nem para "tontear" ladrão... o chumbinho é muito pequeno, baixa energia, e são de tiro individual.... só de vc precisar baixar o cane colocar o chumbinho, o ladrão já atirou em vc.... somente armas de múltiplos disparos, de repetição, ou automáticas e semiautomáticas , são úteis para defesa.... as de pressão são todas para tiro esportivo,,,

      Excluir
    3. Sniper possívelmente se referiu às "Nitro", PCP, gás ram etc... essas, sim, podem matar, mas não são as carabinas de pressão comuns....

      Excluir
  32. Estou querendo comprar uma luneta 4x40 transporta no carro pode da problema é crime?

    ResponderExcluir
  33. BOM DIA ,amigo da MW IMPORTS ,tenho uma CBC NITRO SIX 6MM, não tem clube de tiro na minha região MOGI GUAÇU -SÃO PAULO ,vou ter problema se for denunciado por atirar em latas
    e coletor de chumbinho dentro do meu quintal que tem 12x25 300 metros quadrados ?

    ResponderExcluir
  34. gostaria de sabe se existe algum perigo, tipo multa prisão etc... de comprar uma arma de pressão ou airsoft pela internet ??????? aguardo obrigado

    ResponderExcluir
  35. Menores de 18 anos pode atirar com arma de pressão?
    Depende. Com armas de pressão por ação de molas ou GR, basta a presença de um adulto responsável. Para as PCPs e CO², carece de autorização judicial. A autorização pode ser solicitada ao juizado da infância de qualquer comarca. Isto é previsto no art. 30, § 2º do Decreto nº 5.123/04.

    PCP só tem restrição quando é de Co2 ( arma de gas ) sendo ar comprimido não se enquadra nessas restrições .

    ResponderExcluir
  36. Boa Noite preciso muito de ajuda de alguém que entenda do assunto gostaria de saber casso o antigo dono da arma de pressão perder o documento e a loja onde ele compro está agora fechado tem como pegar uma 2 via do documento da arma com o CPF do antigo dono ou algo assim do tipo ??

    ResponderExcluir
  37. Boa tarde alguém aí poderia me dizer se é eficaz uma luneta em uma carabina de pressão a "mola" pousada ouvi dizer que a luneta acaba desregulando com 2 ou 3 tiros isso procede e se há algum método para que a luneta fique por mais tempo regulada?obrigado desde já

    ResponderExcluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. Fui abordando pela pm na porta de casa lubrificando uma 4.5 queriam mim levar para a delegacia,eles não são conhecedores da lei e lamentável tamanho despreparo.

    ResponderExcluir
  40. Posso efetuar disparos com armas de pressão em minha propriedade urbana?

    ResponderExcluir
  41. Oii alguém tem a arma rossi sag R1000 5.5? E eu queria saber c o cano dela é um pouco inclinado pra cima?e c isso é normal desse modelo?

    ResponderExcluir
  42. Boa noite amigos eu queria sabe se alguém pode Mi ajuda meu cunhado mora na olanda eu to querendo uma carabina pcp lá ta um preço muito bom a vista da qui do Brasil eu queria sabe se tem como eu manda o dinheiro pra ele compra e se tem como ele manda pra Mi ??

    ResponderExcluir
  43. Olá qual procedimento para transporta carabina! Posso transporta lá andando a pé mas com capa?

    ResponderExcluir
  44. Se vc é maior de 18 anos compra td q precisa pra arma de pressão luneta até 4x32 e carabina até 6 milímetros estando dentro disso pode comprar oq quiser e a quantidade que quiser.mas e uma vergonha pois do marginal anda cm arma de fogo cidadão de bem só é refém

    ResponderExcluir
  45. PERGUNTA IMPORTANTE. O bandido porta arma e não segue a lei, a policia porta arma e não entra em área de risco. Se você pessoa de bem mata um vagabundo responde nos rigores da lei, mas se o vagabundo te mata , e normal é bandido. O QUE FAZER. Par um pessoa de bem ter qualquer coisa para proteger-se ou sua casa a policia está pronta e te enquadrar nas leis. Estou em crise. O tráfico tomou conta de onde moro, e 190 não entra porque é área de risco. Liga para o batalhão eles informam que isto é de responsabilidade do 190. Não posso comprar nem arma de co2 , pois a burocracia é grande, QUANDO VOCÊ VER UMA PESSOA DE BEM FAZENDO MERDA E MATANDO GENTE EM QUANTIDADE, NÃO RECRIMINE , ELE JÁ CHEGOU AO SEU MÁXIMO. O criador da lei do desarmamento deveria subir primeiro no tráfico desarmado e falar lá na boca que eles não podem portar 12, metralhadora, fuzil, pistola, e muito menos disparar contra moradores. depois fazer as pessoas de bem não ter uma arma em casa. To faltando um pouco só para surtar. O trafico queima baseado na minha janela armado e a policia não pode entrar porque é área de risco. A polícia recebe apenas para passear com carros lindos bem lavados com fardamento bem passado e mostrando para ostentar as armas que tem . Me arranja uma metralhadora que nem me incomodo de ficar alguns dias de pernoite matando vagabundo. Passo a noite ouvindo gritos e escutando tiros. A casa fica fechada. quem é o bandido eu ou eles.?? nem policia nem mídia, nem ninguém que fazer porra nenhuma. Ando sim com armas caseiras, e garanto que se a policia achar eu vou preso nos rigores da lei. a lei favorece o bandido e não a pessoa de bem. Conheci um menor de 17 anos com 16 passagens pela policia e esta solto com uma pistola na cinta e 3 pentes.

    ResponderExcluir
  46. Se não é necessário o porte da nota fiscal no transporte de armas airsoft, então não há problema em portar a nota fiscal em nome de outra pessoa, se esta for de quem comprou?

    ResponderExcluir
  47. Saudações, posso usar esferas de aço no lugar de chumbinho pra alma raiada?

    ResponderExcluir
  48. Bom dia tenho uma carabina de pressao hatsan 5.5
    Mas a nota esta no nome do antigo dono se a policia me abordar pendem a minha carabina?

    ResponderExcluir
  49. Olá boa tarde tenho uma carabina 5.5 no meu nome meu pai pode transportar ela sem eu estar junto

    ResponderExcluir
  50. Olá boa tarde tenho uma carabina 5.5 no meu nome meu pai pode transportar ela sem eu estar junto

    ResponderExcluir
  51. Pode terceiros transportar uma carabina de pressão que não é sua, mas, tem a nota fiscal com nome do dono?

    ResponderExcluir