sábado, 4 de maio de 2013

MANUTENÇÃO: LIMPEZA (CARABINA DE PRESSÃO)

Dicas de limpeza para sua carabina de pressão.
 
       Lembramos que a correta limpeza da arma após o uso, evita a ocorrência de ferrugem e garante o bom funcionamento da carabina.

       Com o uso contínuo ou até mesmo exporadicamente, o contato das mãos com as partes metálicas da carabina pode ocasionar a oxidação (ferrugem) da carabina, isso em decorrência dos resíduos do suor das mãos, por esse motivo é de fundamental importância que após utilizar a arma faça a limpeza de suas partes ao menos com um pano macio e seco.
 
Limpeza interna do cano
 
       Recomendamos o uso de um Kit de Limpeza a cada 500 tiros aproximadamente da seguinte forma:
 
1º - utilizar a escova de latão, escovando bem para soltar os resíduos do cano;
2º - passar a escova de nylon para remover os resíduos soltos pela escova de latão;
3º - passar uma camada de óleo sintético protetivo com a escova de algodão para finalizar o processo.
 
Limpeza externa
 
     Para uma limpeza preventiva recomendamos o uso de um anti-ferrugem ou anti-oxidante:
 
1º - após o uso passe um pano limpo e macio em toda a carabina, principalmente nas partes metálicas;
2º - aplique uma leve camada de anti-ferrugem nas partes metálicas (câmara, cano, gatilho e guarda-mato);
3º - na coronha (madeira ou sintética) passe um pano seco e limpo, é o bastante.
 
ATENÇÃO
 
- Nunca coloque óleo ou qualquer outro produto no orifício da câmara, pois tal procedimento pode danificar sua carabina (efeito diesel);
 
- Nunca coloque óleo em excesso no sistema de gatilho de sua carabina, pois o óleo pode escorrer para câmara da carabina;
 
- Guarde sua carabina em local seco, de preferência dentro de uma capa ou case.
 
    Vejam algumas fotos de danos causados por excesso de óleo na câmara da carabina (EFEITO DIESEL):

Bucha da esquerda danificada e da direita nova.


Mola superior quebrada em 6 (seis) pedaços.

Bucha danificada montada no pistão com excesso de óleo.


Bucha nova montada no pistão e mola nova.
         Se a carabina for ficar sem utilização por um longo perí­odo, é aconselhável fazer uma lubrificação nas peças internas antes de guardá-la.
 
      Com esses procedimentos espero que possa ajudar na melhor conservação de sua carabina. Mas lembre-se que cada usuário deve adaptar o procedimento de limpeza a suas necessidades, pois excesso de zelo pode ser prejudicial a sua arma.
 
      Qualquer dúvida, por gentileza entre em contato conosco, estamos à disposição.

19 comentários:

  1. Minha espingarda está com pouca pressão, não consegue furar uma garrafa pet. Que devo fazer?
    cbricardoluis@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. troca a mola ou reforça com mola dupla.... fiz isso na minha e ficou fil´w...

      Excluir
  2. coloquei gas ram elite 50kg na minha cbc b19-17 5.5 ja limpei duas vezes mas não para de sair fumaça do cano isso a cada disparo. o que posso fazer?

    ResponderExcluir
  3. Qual produto bom pra tira ferrugem da espingarda

    ResponderExcluir
  4. Minha carabina nao esta disparando parece que nao tem força oque devo fazer?

    ResponderExcluir
  5. Minha carabina nao esta disparando parece que nao tem força oque devo fazer?

    ResponderExcluir
  6. OLA , TENHO UMA CARABINA 5.5, SEM MARCA DE FABRICANTE, COMPREI NO PARAGUAI, ERA MTO BOA DE MIRA E PRESSÃO, MAS APÓS UNS MIL TIROS NÃO ACERTO MAIS NADA TA COM UMA VARIAÇÃO MTO GRANDE NO AGRUPAMENTO... JA LIMPEI O CANO COMO ORIENTADO ACIMA.
    OBS" : ESSE MODELO DA MINHA CARABINA NÃO QUEBRA O CANO. ELA TEM UMA ALAVANCA EM BAIXO DO CANO QUE ABRE UMA CÂMARA LOGO ATRÁS DO CANO E A BORRACHA DA VEDAÇÃO ESTA DESGASTADA... ONDE SERA QUE POSSO ARRUMAR?

    HELP!!!
    ME AJUDEM POR FAVOR.

    ResponderExcluir
  7. OLA , TENHO UMA CARABINA 5.5, SEM MARCA DE FABRICANTE, COMPREI NO PARAGUAI, ERA MTO BOA DE MIRA E PRESSÃO, MAS APÓS UNS MIL TIROS NÃO ACERTO MAIS NADA TA COM UMA VARIAÇÃO MTO GRANDE NO AGRUPAMENTO... JA LIMPEI O CANO COMO ORIENTADO ACIMA.
    OBS" : ESSE MODELO DA MINHA CARABINA NÃO QUEBRA O CANO. ELA TEM UMA ALAVANCA EM BAIXO DO CANO QUE ABRE UMA CÂMARA LOGO ATRÁS DO CANO E A BORRACHA DA VEDAÇÃO ESTA DESGASTADA... ONDE SERA QUE POSSO ARRUMAR?

    HELP!!!
    ME AJUDEM POR FAVOR.

    ResponderExcluir
  8. OLA , TENHO UMA CARABINA 5.5, SEM MARCA DE FABRICANTE, COMPREI NO PARAGUAI, ERA MTO BOA DE MIRA E PRESSÃO, MAS APÓS UNS MIL TIROS NÃO ACERTO MAIS NADA TA COM UMA VARIAÇÃO MTO GRANDE NO AGRUPAMENTO... JA LIMPEI O CANO COMO ORIENTADO ACIMA.
    OBS" : ESSE MODELO DA MINHA CARABINA NÃO QUEBRA O CANO. ELA TEM UMA ALAVANCA EM BAIXO DO CANO QUE ABRE UMA CÂMARA LOGO ATRÁS DO CANO E A BORRACHA DA VEDAÇÃO ESTA DESGASTADA... ONDE SERA QUE POSSO ARRUMAR?

    HELP!!!
    ME AJUDEM POR FAVOR.

    ResponderExcluir
  9. Olá. Muito boa a sua explicação. Mas eu gostaria de saber como limpar/lubrificar as partes internas para guarda-la por longos períodos, ou mesmo após a troca da bucha. Grato

    ResponderExcluir
  10. que oleo sintetico protetivo é esse, pra limpar a parte interna do cano? pode me falar a marca dele?

    ResponderExcluir
  11. Boa noite amigos sou novo no esporte e comprei uma cbc Montenegro e estou gostando muito sou de fernandopolis SP e gostaria de organizar um campeonato de tiro de pressão aqui alguém pode me ajudar

    ResponderExcluir
  12. Boa noite amigos sou novo no esporte e comprei uma cbc Montenegro e estou gostando muito sou de fernandopolis SP e gostaria de organizar um campeonato de tiro de pressão aqui alguém pode me ajudar

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde!!! tenho duas carabinas rossi 4.5 uma está fraca gostaria muito de saber como trocar a mola em casa, a outra está com a mira quebrada também gostaria de saber como troca-lá em casa e algum site confiável onde possa adquirir essas peças

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.falconarmas.com.br/pecas-de-reposicao-e-customizacao-s231/

      https://dispropil.com.br/pecas-de-reposicao-466

      Excluir
  14. Minha carabina não trava o pistão quanto acionou a alavanca. Onde fica o mecanismo que trava o pistão?

    ResponderExcluir
  15. gostaria de sabe como lubrifica carabina mult pum ntk

    ResponderExcluir